13.3.10

Audacity



O Audacity e um programa livre e gratuito, de codigo fonte aberto, para edicao de audio digital. Esta disponivel para Mac OS X, Microsoft Windows, GNU/Linux e outros sistemas operacionais.



  • Em relacao a usabilidade, e falando por experiencia propria, nao penso que o Audacity seja um programa muito facil de utilizar para utilizadores novatos, as suas ferramentas nao sao obvias, mas acredito que uma vez que o utilizador se familiarizar com o programa, este se tornara bastante mais facil. Dai o classificar com 16 valores.

  • Passando agora a acessibilidade do programa, classifico o programa com 15 valores devido ao facto de ser um programa que requere sensacoes visuais e portanto nao facilita a utilizacao de pessoas com dificuldades nessa area. Penso que esta seja a unica limitacao a pessoas com limitacoes. Em relacao a linguagem, e possivel modifica-la quando desejar perante uma vasta lista de opcoes.

  • Quanto a flexibilidade, nao penso que seja um programa muito flexivel pela simples razao de nao ser muito bem adaptavel a principiantes. Atribuo entao 14 valores neste item.

  • Em relacao a funcionalidade, o Audacity propoe-se a cumprir as seguintes funcoes: possibilidade de gravar e reproduzir sons, edicao simplificada pelo cortar, copiar, colar e apagar, opcao ilimitada de desfazer/anular, mistura de faixas, efeitos digitais de som e plug-ins de efeitos, edicao de amplitude sonora e formato envelope, remocao de ruidos, alterar a velocidade de som, entre outros. Perante este elevado numero de funcoes e o cumprimento das mesmas, classifico o programa com 18 valores neste item.

21.2.10

KompoZer


O KompoZer é um programa de edição de páginas Web. Devido ao facto de este programa dever ser utilizador por utilizadores experientes (utilizadores novatos que não saibam os códigos requeridos não conseguem trabalhar com este programa), deverá ter uma avaliação diferente, de uma perspectiva de alguém que saiba pelo menos parte da codificação necessária.

  • Quanto à usabilidade, classifico o KompoZer com 17 valores pois é um programa relativamente fácil de utilizar. As ferramentas estão bem organizadas, é fácil observar o aspecto real da página ao longo da elaboração desta e está tudo bem explícito.
  • Relativamente à flexibilidade, penso que seja um programa flexível pois o utilizador, quer seja experiente ou inexperiente, consegue trabalhar ao seu ritmo sem quaisquer "empates".
  • No que toca à acessibilidade, atribuo 19 valores ao programa pela possibilidade de alterar a linguagem de raíz perante uma vasta opcao de idiomas e ter opções de uso alternativo para pessoas com limitações motoras.
  • Quanto à funcionalidade, este programa oferece uma interface semelhante à de qualquer editor de textos e também um editor CSS. Pode também gerenciar sites numa pasta FTP ou mesmo numa pasta local. Por cumprir todas estas funções classifico com 18 valores.

    3.2.10

    Windows Movie Maker


    O Windows Movie Maker é um programa de edição de vídeos no formato wmv em que o utilizador pode criar os seus vídeos através de fotografias.


    • Quanto à usabilidade, O Windows Movie Maker é um programa que na minha opinião é fácil de utilizar mas não tanto por utilizadores novatos como experientes. Ao iniciar o programa pela primeira vez, pode acontecer (e falo por experiência própria) o utilizador não saber logo como começar e como por a primeira imagem, etc. Daí o classificar com 16 valores.

    • Em relação à acessibilidade, penso que é um programa que tem um ponto fraco na medida em que a escolha da linguagem tem que ser feita no acto de instalação do Windows de maneira que se torna impossível modificá-la no caso de ser necessário. Por outro lado, é acessível noutros aspectos como na utilização por parte de pessoas com certas limitações. Devido a estes factos, classifico-o com 16 valores nesta área.

    • Passando agora à flexibilidade e em comparação aos outros programas aqui mencionados, penso que o Windows Movie Maker deverá ser classificado com menor pontuação devido à sua falta de acessos rápidos que ajudam a que utilizadores mais experientes consigam trabalhar mais rapidamente com o programa. Atribuo então 15 valores.

    • No que toca à funcionalidade, este programa permite apenas realizar filmes partindo de uma sequência de imagens. É possivel atribuir efeitos, títulos, narração, etc. Sendo estas as funções a que este programa se compromete a disponibilizar, classifico-o com 18 valores nesta área.

    Paint.NET


    O Paint.NET é um programa gratuito de edição de imagens bitmap.
    • Quanto à sua usabilidade, classifico este programa com 17 valores pois em comparação com o Inkscape, penso que é mais difícil de utilizar para principiantes. Uma vez que o utilizador se sinta familiarizado com o Paint.NET , este torna-se bastante mais fácil.
    • Em termos de acessibilidade, atribuo ao programa 18 valores pela possibilidade de o utilizador poder optar entre inúmeras opções a sua linguagem desejada e por o tamanho das letras ser razoável para pessoas com dificuldades visuais. Também o facto de ser possível manusear o programa através do teclado torna o Paint.NET mais acessível a essas pessoas.
    • No que toca à flexibilidade, penso que este programa deverá merecer 18 valores pela sua grande quantidade de atalhos disponíveis a utilizadores familiarizados com o programa o que torna as actividades mais rápidas de concretizar. O programa é flexível não só por se adaptar a utilizadores com experiência mas também a utilizadores iniciantes.
    • Avaliando agora a funcionalidade do Paint.NET, as funções do mesmo são: efeito gradiente, curvas, selecção irregular e formas geométricas... o programa possui também uma lista de efeitos razoável, com mais de trinta opções. É possível trabalhar com camadas. O usuário tem ainda as opções tradicionais de manipulação de selecção e camadas, além de ajustes de cor, contraste e nível.

    2.2.10

    Inkscape



    O Inkscape é um programa de edição de imagens e documentos vectoriais.
    • Em termos de usabilidade, penso que este programa deverá merecer 18 valores pela notória facilidade com que podemos trabalhar utilizando o mesmo. As ferramentas estão todas visíveis e para alguém que nunca o experimentou, é bastante fácil de começar.
    • No que toca à acessibilidade, atribuo ao programa 18 valores pela possibilidade de o utilizador poder optar entre inúmeras opções, a linguagem desejada e por o tamanho das letras ser razoável para pessoas com dificuldades visuais. Também o facto de ser possível manusear o programa através do teclado torna o inkscape mais acessível a essas pessoas.
    • Avaliando agora a flexibilidade, penso que seja justo atribuir 18 valores pela sua grande quantidade de atalhos disponíveis a pessoas que já se encontrem familiarizadas com o programa ao mesmo tempo que também se adapta bem a principiantes.
    • Quando à funcionalidade do inkscape, as funções do mesmo são: a criação de objectos; a manipulação de objectos; preenchimento e linhas; operações de caminhos; utilização de texto; etc. Penso que estas funcionalidades (que não estão aqui todas) correspondem às expectativas criadas e são as suficientes para haver um equilíbrio na organização do programa, daí atribuir igualmente 18 valores nesta área.